terça-feira, 8 de março de 2016

ESPECIAL DIA DA MULHER

Olá pessoas lindas! Se você me acompanha aqui no Blog, bem sabe que gosto de fazer posts Especiais em datas importantes. E hoje não poderia ser diferente, afinal hoje é comemorado o Dia Internacional da Mulher (08/03)! 





No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de uma tecidos, situada no norte de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, como: redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas. Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).


O Dia Internacional da Mulher é mais que uma simples celebração. É um ato de conquista, de força e de guerra. É um ato em que nós podemos dizer: hoje somos mais fortes que ontem e vamos lutar por direitos igualitários, por reconhecimento porque nós somos fortes, nós merecemos ser reconhecidas e respeitadas.




As vezes algumas pessoas me perguntam por quê sou feminista, na maioria das vezes são mulheres. Mulheres que são contra esse movimento. Eis a resposta: Eu sou feminista porque acredito no empoderamento da força da mulher. Não é besteira quando dizemos que ainda não temos direitos igualitários, é a verdade. Não apenas no mercado de trabalho. Quantas mulheres ainda sofrem abuso, tratadas como inferiores, como objetos? Quantas mulheres ainda tem a voz reprimida pelo medo? Quantas mulheres mantém um relacionamento abusivo pelo mesmo medo, ou por um medo diferente, mas ainda sim um medo que força e oprime?





Eu moro em Goiânia. Foi aqui onde Nathália Zucatelli foi assassinada, no meio de centenas de outras mulheres que andam nas ruas com medo. Foi aqui onde um serial killer de nome Tiago aterrorizou milhares de outras garotas além de mim, ameaçadas pela sombra da morte pelo simples fato de sermos mulheres e querermos exercer nosso direito de ir e vir.




Então não vamos nos calar. Nós conquistamos o dia, mas faltam ainda inúmeras conquistas mais. Conquistas estas que deveriam ser direitos. Vamos celebrar ao Dia Internacional da Mulher, mas vamos continuar lutando pra que esse dia não seja só uma vã celebração, que é aclamada dia 08 e esquecida dia 09.







LIVROS PRA LER E SE INSPIRAR - #GIRLPOWER



Diário de Anne Frank foi composto pela então adolescente Anne Frank, no período que se estende de 1942 a 1º de agosto de 1944. Este poderia ser um diário escrito por qualquer garota de 13 anos, nos tempos atuais, com todas as inquietudes e preocupações de uma jovem, se ela não estivesse vivendo justamente em um dos contextos mais difíceis da história da Humanidade, a Segunda Guerra.
  












Na Inglaterra do final do século XVIII, as possibilidades de ascensão social eram limitadas para uma mulher sem dote. Elizabeth Bennet, de vinte anos, uma das cinco filhas de um espirituoso, mas imprudente senhor, no entanto, é um novo tipo de heroína, que não precisará de estereótipos femininos para conquistar o nobre Fitzwilliam Darcy e defender suas posições com perfeita lucidez de uma filósofa liberal da província. Lizzy é uma espécie de Cinderela esclarecida, iluminista, protofeminista. Neste livro, Jane Austen faz também uma crítica à futilidade das mulheres na voz dessa admirável heroína — recompensada, ao final, com uma felicidade que não lhe parecia possível na classe em que nasceu.










'Eu sou Malala' é a história de uma família exilada pelo terrorismo global, da luta pelo direito à educação feminina e dos obstáculos à valorização da mulher em uma sociedade que privilegia filhos homens. O livro acompanha a infância da garota no Paquistão, os primeiros anos de vida escolar, as asperezas da vida numa região marcada pela desigualdade social, as belezas do deserto e as trevas da vida sob o Talibã.













A Resposta Considerado por Oprah Winfrey um dos melhores livros de 2009. Livro favorito dos atores de Hollywood em 2009 e 2010. Eugenia Skeeter Phelan terminou a faculdade e está ansiosa para tornar-se escritora. Após um emprego como colunista do jornal local, ela tem uma ideia brilhante, mas perigosa: escrever um livro em que empregadas domésticas negras relatam o seu relacionamento com patroas brancas do Mississipi na década de 60. Mesmo com receio de prováveis retaliações, ela consegue a ajuda de Aibeleen, a empregada doméstica que criou 17 crianças brancas, e Minny, que, por não levar desaforo para casa, já esteve por diversas vezes desempregada após bater boca com suas patroas. Aproveitando o surgimento das primeiras manifestações em defesa dos direitos civis, Skeeter espera que seu livro choque as pessoas brancas preconceituosas e traga orgulho e esperança à comunidade negra de Jackson, condado onde se passa a história. 




Não vou colocar sinopse nessa Trilogia porque você com certeza conhece a história. E o que representa Katniss Everdeen.






EXTRA:



O Google publicou um doodle HOJE para comemorar o Dia Internacional da Mulher. A animação, é um vídeo de 1'23'' que reúne 58 relatos de mulheres, conhecidas e anônimas, de vários países ao redor do mundo. E o resultado ficou sensacional!






Comente com o Facebook:

11 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post e as dicas de livros pra ler! É muito importante nós mulheres nos ajudarem mutuamente a entendermos o movimento feminista, com post motivacionais como esse, pois muitas mulheres ainda não entendem nosso propósito...

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Gostei muito da iniciativa do seu post. Parabéns!
    É uma pena que as mulheres sejam tão desrespeitadas. Pra mim, o Dia Internacional da Mulher deveria ser todos os dias.
    Falando de livros, eu quero muito conhecer a história de Anne Frank e Malala Yousafzai.

    Abraço!
    http://tudoonlinevirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Que post maravilhoso! Adorei tudo, é muito importante espalhar a ideia do que é feminismo e emponderamento, muita gente ainda não entende direito, né?
    Da lista de livros eu só li a trilogia Jogos Vorazes, eles estão na lista dos meus livros favoritos e eu adoro tudo que a Katniss representa lá também. Fiquei curiosa com todos os outros, mas principalmente A Resposta, parece ser muito interessante!
    Um beijão,
    Gabi do likegabs.blogspot.com ♡

    ResponderExcluir
  5. Que post lindo! E ainda tem recomendações! Eu adoro a Jane Austen, bem, quem não? kkkk Agora eu só vi o filme Histórias Cruzadas, mas quero muito ler o livro! É uma história incrível, com mulheres realmente incríveis!

    Bjs, Michele

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. Muito bom o post, deveras pertinente! :D
    Adorei da frase da imagem no final "mulheres só não são melhores por pura malandragem das vogais", hahahaha

    Mago e Vidro
    | Sorteio DamnedGirls | NOVE livros pra você!

    ResponderExcluir
  7. Ahn, nosso dia é todos os dias!
    Adorei a postagem e já vi o filme Jogos Vorazes, li o livro da Anne Frank e agora quero muito ler o livro da Malala.
    Mulheres que são um exemplo para todas nós.
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    ResponderExcluir
  8. Oláá
    Primeira visita aqui e já estou encantada!
    Que post mais lindo e repleto de ótimas indiações foi este mds?! ARRASOU!!!!
    Bjoos

    Jovem Literário

    ResponderExcluir
  9. Oi tudo bem?
    Adorei o post e tanto ontem, como hoje, amanhã e os restantes dos dias do ano são o dia de nós mulheres! Por isso temos que comemorar sempre.
    Adorei o seu blog ♥ Seguindo.
    Bjs
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
  10. Oi, flor... tudo bem?
    Amei a escolha do post *.*
    E amei mais ainda a escolha dos livros <3
    Tenho muita vontade de ler algo da Jane *.*

    Primeira vez que passou por aqui, adorei!
    Tô te seguindo ;)

    Beijinhos :*
    Sankas Books

    ResponderExcluir

Oii!!
Foi muito bom te ter aqui! Deixe sua opinião é muito importante para o Blog.
Logo retribuo sua visita ;) ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

Comente com o Facebook: