terça-feira, 10 de novembro de 2015

Resenha – Depois daquela Viagem

"Quanto ao preconceito, às vezes ainda me sinto como o Edward mãos de tesoura, preso em seu castelo, fazendo obras de arte porque não há outro jeito com o qual possa tocar as pessoas. Lembra-se desse filme? Mas quem sabe um dia todos nós aprenderemos e cada vez que conhecermos alguem, seja ele ou ela, branco, preto, amarelo, vermelho, gordo, magro, feio, bonito, judeu, muçulmano, homossexual, alto, careca, gago, adotado, anão, com AIDS, sem AIDS, rico, pobre, cabeludo, fanho, cego, corcunda, excepcional, vesgo, inteligente, olhos puxados, olhos azuis, palestino, árabe, comunista, capitalista, superdotado, hemofílico, bicho-grilo, miserável, graduado, travesti, místico, sem-terra, mexicano, americano, empregado, patrão, prostituta, enfermeira, médico, pobre, novo, velho, ateu, tatuado, com tuberculose, com hanseníase, com mão de tesouras, sem braços, surdo, paraplégico, mudo, ignorante… nos lembraremos que, antes de tudo isso, é apenas uma pessoa."
— Depois Daquela Viagem.


Ano:1997
Editora: Ática
Autora: Valéria Piassa Polizzi




Sinopse:





O livro Depois daquela viagem é uma autobiografia de Valéria Polizzi, que conta sua trajetória de antes a após a descoberta da AIDS. Contaminada por um namorado abusivo, Valéria é diagnosticada aos 18 anos, aproximadamente 2 anos após ter contraído a doença.

Em meados dos anos 90, a AIDS é uma doença “recente” e Valéria vê e sente na pele o preconceito e discriminação as pessoas com o vírus, no início associado somente a homossexuais e pessoas promíscuas.
Além de todo o preconceito Valéria se vê pega pelo tempo. Como prosseguir quando tudo que se conhece sobre a doença é que ela mata? Como planejar o futuro?
Neste livro, ela mostra como de repente, por causa de quatro letrinhas sua vida passou por uma reavaliação radical. Ela expõe sem meias palavras, como a doença mexeu com sua cabeça e seus sentimentos.

Depois daquela viagem é um livro triste e alegre, tocante e verdadeiro, um testemunho da coragem e da determinação de levar adiante a vida apesar da AIDS.





A autora:


Bom, como o livro é a auto biografia da autora direi coisas à respeito dela após a publicação do livro. O livro Depois daquela viagem foi considerado como o melhor livro do ano pela Folhateen e ficou por meses nas listas dos mais vendidos do país.
Valéria já foi capa da revista Capricho, desde 1998 participa de seminários, encontros, mesas redondas, dá palestras em escolas e faculdades sobre a AIDS. Atualmente Valéria Polizzi vive com o vírus há mais de 25 anos.









"E se sentir sozinha quando se está sozinha é ruim. Mas sentir-se sozinha quando se está com alguém é infinitamente pior."

— Depois Daquela Viagem.

Minha opinião:


Me apaixonei pelo livro.
Explico. Quando comecei pensei que seria como qualquer outro livro destinado ao público jovem. Não é. Logo no primeiro capítulo me impressionei. A veracidade dos fatos, sem tabus. Sua história de vida é envolvente e inspiradora.

Até os dias atuais a doença é muitas vezes vista com preconceito e em meados de 1990 Valéria vive isso na pele. A discriminação, ter que viver escondendo a si mesma por medo do preconceito, medo do futuro, de relacionamentos.

Valéria narra sua vida desde antes da descoberta da doença, seu primeiro contato com o sexo, com um namoro abusivo, a descoberta da doença ao declínio e recuperação da saúde. Do preconceito consigo mesma à aceitação e conseguir ter uma vida normal.

 O livro contém 279 páginas com narração simples e leve.
Eu super recomendo esse livro pra vocês, não só porque o achei inspirador, mas porque Valéria fala sem tabus de um assunto que ainda é evitado pelas pessoas. A AIDS existe e existe prevenção, mas as pessoas se esquecem. E se esquecem de que tudo se trata de pessoas. Pessoas que podem ou não pegar a doença, que podem ou não evitar e que pessoas podem viver com a doença normalmente.
Mas não se preocupe, não é um livro informativo sobre AIDS. É um livro que se trata de gente, com sentimentos e emoções. Não como aqueles livros com fotos horrorosas que os livros da escola mostram. E é inspirador.

Em resumo, espero de verdade que leiam e se lerem (espero, me contem o que acharam e se gostaram como eu. =]



https://www.tumblr.com/tagged/depois-daquela-viagem


"Você já teve a sensação, quando se olha no espelho, de que você não parece com você mesma? Ou de que aquela que você vê não é a mesma que os outros veem? Ou de que você não é bem você? Ou nem nunca foi?"
— Depois Daquela Viagem

Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Esse livro é mesmo lindo! Me emocionei muito!!! Obrigado por ter me recomendado, ele é realmente muito inspirador!

    ResponderExcluir

Oii!!
Foi muito bom te ter aqui! Deixe sua opinião é muito importante para o Blog.
Logo retribuo sua visita ;) ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

Comente com o Facebook: