quinta-feira, 29 de outubro de 2015

ESPECIAL: HALLOWEEN




O Dia das Bruxas, data bastante popular nos países de língua inglesa, está chegando. Celebração esta em que crianças se disfarçam para pedir doces, e pessoas aproveitam para soltar a imaginação na hora de escolher as fantasias e a programação para o Halloween.





No Brasil o Halloween é chamado de Dia das Bruxas, pois dize-se que nessa noite as almas saem de seus túmulos e partem pelas ruas amedrontando todos aqueles que estão por perto. Apesar de no Brasil não comemorarmos de fato o Halloween, essa data é comemorada em diversos países e em alguns lugares existem festas com nomes diferentes, mas com aspectos semelhantes: contato com espíritos dos mortos, fadas, bruxas e até mesmo o Diabo e anjos demoníacos. 




Milhares de seguidores da religião wicca, que praticam antigos rituais celtas, ainda chamam o Halloween por seu antigo nome Samhain e o consideram a noite mais sagrada do ano.
Mas o que vemos nos filmes Norte-Americanos é outro lado do Halloween, o lado de brincadeiras, festas com fantasias, muitas histórias de terror  e o tradicional doces ou travessuras onde as crianças se fantasiam e pedem doces (pena que não exista isso no Brasil). Alguns estudiosos dizem que essa data foi perdendo seu significado, por isso se tornou uma celebração mais ligada ao mundo da brincadeira, diversão e socialização.





Muitos brasileiros defendem que a data não tem nada a ver com a nossa cultura e, portanto, deveria ser deixada de lado. Argumentam que o Brasil tem um rico folclore que deveria ser mais valorizado. 
O Halloween uma data muito divertida, onde você pode se fantasiar, ver filmes incríveis especiais da data e fora que o clima nessa época é totalmente propício (onde eu moro - Goiânia - é no fim de Outubro que começam as chuvas e o frio :3).
Vou começar esse Especial falando pra vocês sobre cinco livros super gostosos de ler que acho fundamentais nessa data. 
Espero que gostem ;)



LIVROS




Coraline acaba de se mudar para um apartamento num prédio antigo. Seus vizinhos são velhinhos excêntricos e amáveis que não conseguem dizer seu nome do jeito certo, mas encorajam sua curiosidade e seu instinto de exploração. Em uma tarde chuvosa, consegue abrir uma porta na sala de visitas de casa que sempre estivera trancada e descobre um caminho para um misterioso apartamento 'vazio' no quarto andar do prédio. Para sua surpresa, o apartamento não tem nada de desabitado, e ela fica cara a cara com duas criaturas que afirmam ser seus 'outros' pais. Na verdade, aquele parece ser um 'outro' completo mundo mágico atrás da porta. Lá, há brinquedos incríveis e vizinhos que nunca falam seu nome errado. Porém a menina logo percebe que aquele mundo é tão mortal quanto encantador e que terá de usar toda a sua inteligência para derrotar seus adversários;


O livro, que aparece em 'Harry Potter e as Relíquias da Morte' como um presente do mestre Dumbledore para Hermione, reúne cinco textos escritos e ilustrados por Rowling. Trata-se de uma coletânea de contos de fadas dos bruxos, trazendo histórias curiosas sobre o passado de Hogwarts e nomes já conhecidos dos fãs da série Harry Potter - que vendeu mais de 400 milhões de exemplares, em mais de 200 territórios, e foi traduzida para 65 idiomas. Leitura obrigatória para os milhares de leitores que se sentiram 'órfãos' com o fim da saga do bruxinho, apresenta contos incríveis como O conto dos Três irmãos, A fonte da sorte, O coração Peludo do mago dentre outros;







Publicado em 1886, em Londres, O médico e o monstro pode ser interpretado como uma alegoria do conflito entre a rigorosa moralidade vigente do século XIX e os desejos por ela reprimidos, próprios da natureza humana. Não por menos, Stevenson optou por chamar de Sr. Hyde (de hidden , oculto em inglês) a faceta monstruosa que dominava de tempos em tempos a personalidade pacata do correto e respeitado Dr. Henry Jekill.









Edgar tem um tio que adora contar histórias completamente arrepiantes. Só que são todas elas reais... até demais! Uma pequena boneca, uma moldura dourada, um velho telescópio de latão, entre outros objetos curiosos e sinistros são provas disso! Mas como o tio Montague teria conseguido montar tal coleção? O que Edgar nunca podia imaginar é que o protagonista da mais inusitada e horripilante história contada pelo tio era ninguém menos que o próprio: Montague. Diversão e medo na medida certa!









Harry Potter é um garoto que vive num armário debaixo da escada da casa de seus tios. Sua vida muda quando ele é resgatado por uma coruja e levado a Escola de Magia e Bruxaria e Hogwarts. Lá ele descobre tudo sobre a misteriosa morte de seus pais, aprende a jogar Quadribol e enfrenta, num duelo, o cruel Voldemort.
Se você assim como eu é Potterhead já ama todos os livros da saga, mas Harry Potter e a Pedra filosofal em especial pra mim tem tudo a ver com Halloween e precisa ser lido nessa data.











Espero que tenham gostado dos livros, são de fácil leitura e acredito que todos eles podem ser lidos em um dia. Não são livros desconhecidos ou incomuns, provavelmente vocês os conhecem, mas mesmo assim acho que são digamos "Clássicos de Halloween", não incluí todos (porque a lista é imensa) então selecionei cinco dos meus favoritos.  =]
O Halloween/Dia das Bruxas está chegando então fique ligado porque até dia 31 tem postagem DIÁRIA (29, 30, 31) de Especial Halloween para vocês, não percam!
E você o que acha do Halloween ?

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oii!!
Foi muito bom te ter aqui! Deixe sua opinião é muito importante para o Blog.
Logo retribuo sua visita ;) ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

Comente com o Facebook: